sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Novo Ensino Médio 2022

 

Foi confirmada o início do novo Ensino Médio para o ano de 2022, a muito tempo se fala do novo ensino médio, mas o que realmente vai mudar? será que isto vai ser bom? O que um militar na presidência da república pode ter a ver com isso? Quero contar um pouco sobre esta história aqui no bloguinho para que possam entender melhor. 


De fato não posso deixar de lembrar que a educação durante a gestão militar foi tecnicista, com o objetivo de atender a demanda de mão de obra da industrialização, este tipo de educação foi muito criticada e com o advento da LDB uma educação humanizada começou a ser mais valorizada pelo país ademais os problemas com ao planeta terra que compreende principalmente o aumento da camada de ozônio causado pela poluição trouxe a tona a importância de novos projetos.


 

O crescimento financeiro as custas da degradação da natureza não era mais único objetivo das empresas que começaram a pensar em projetos sustentáveis e de conservação do meio ambiente, ao mesmo tempo nas escolas técnicas do estado de São Paulo e também no Continente Europa surgiram matérias como Meio Ambiente, e na Educação Básica o assunto era tratado por meio de material didático, aulas de ciências e projetos das instituições. 


O mundo observa que é necessário cuidar do planeta terra ao mesmo tempo que os computadores tornam obsoletas antigas profissões, um contexto antagônico é criado na educação brasileira onde existe a necessidade de formação profissional e uso de novas tecnologias ao meso tempo que a educação não oferece laboratórios de informática aos alunos, alguns estudiosos como Paulo Freire e Edgar Morin apontam o saber humanizado mais poderoso do que a máquina, afinal a rede, internet, computadores, salas de bate papo, tudo isso é formado por pessoas, desta maneira formar cidadãos conscientes é a base para que o planeta receba as novas tecnologias, os saberes das ciências são necessários para o homem que cada vez mais se apropria do saber sobre uma perspectiva que é a do conhecimento e da sociedade da informação. 



O que a Globalização tem a ver com o Ensino Médio Brasileiro? 


Já na era da digitalização os estudiosos da educação percebem uma necessidade de educação tecnicista, escolas e projetos pedagógicos são criados para que a criança tenha acesso as ferramentas de seu interesse, no entanto percebe-se dentro do universo profissional profissionais multitarefas, desta maneira a educação tecnicista onde o profissional tem uma formação para atuação em uma única profissão já não é bem vinda nas empresas, é necessário um novo olhar para as teorias tecnicista, no Brasil  o construtivismo serve como base para o Projeto Pedagógico da Educação Básica.


Dentro do contexto da educação brasileira a escolha tecnicista se faz de três maneira sobre um contexto da educação profissionalizante : formação concomitante, formação subsequente e formação integral, onde as escolas que ainda oferecem formação de cursos profissionalizantes atendem alunos do ensino médio concomitante, formados da educação  básica de nível médio e formação integral onde o indivíduo faz a opção profissionalizante no ensino médio e realiza curso de formação técnica e ensino médio na mesmo instituição. 


A grande maioria dos brasileiros tem acesso a educação de nível médio que tem um problema que é a falta de laboratórios nas escolas, desta maneira é necessário que o aluno tenha acesso a informação para que desenvolva de maneira plena todas as suas potencialidades, além disso existe uma falta também considerada muito importante para a formação dos alunos de ensino médio que é a de formação da personalidade humana, é claro que ninguém vai formar uma personalidade, mas a idade do ensino médio é um momento importante para a formação da personalidade adulta e este fato tem sido apontado como um ponto positivo da educação tecnicista brasileira onde a opção por laboratórios permitia a escolha de uma ocupação ao aluno que poderia optar por laboratórios de serigrafia e cozinha industrial. 



O que a obrigatoriedade de um projeto de vida no Novo Ensino Médio traz de benefício para o jovem? 


As aulas de psicologia obrigatórias  da educação tecnicista é na minha opinião um fator positivo , nas Escolas Técnicas do Grupo Paula Souza já existe na grade uma matéria chamada felicidade, desta maneira acompanha uma tendência mundial das grades empresas que é a de coaching, o profissional do futuro deve ter autonomia e buscar a felicidade, observa-se no passado grandes gastos com hospitais e equipes desgastadas por trabalharem demais e não terem um projeto de vida. 


O Projeto de Vida que pode ser proposta do novo ensino médio acompanha uma definição de Jung sobre a personalidade humana, que durante muito tempo foi utilizada como proposta de atendimento vocacional, desta maneira todo ser humano quando chega a idade por volta dos 13 anos começa formar o que Jung chamou de persona, a persona é o que se apresenta a sociedade, pode ser traduzida como máscara aquilo que o jovem escolhe apresentar socialmente na vida adulta, a formação profissional esteve intimamente relacionada a escolha daquilo que o jovem deve ser na vida adulta. 


"No Ensino Médio, os jovens intensificam o conhecimento sobre seus sentimentos, interesses, capacidades intelectuais e expressivas; ampliam e aprofundam vínculos sociais e afetivos; e refletem sobre a vida e o trabalho que gostariam de ter. Encontram-se diante de questionamentos sobre si próprios e seus projetos de vida, vivendo juventudes marcadas por contextos culturais e sociais diversos." (BNCC)


Nos Estados Unidos da América por exemplo o jovem tem a possibilidade de sair de casa por volta dos 16 anos de idade, bem como ser contratado para exercer funções menos prestigiadas além de dirigir tem sua própria renda, o currículo das escolas americanas  permite escolhas de matérias diferentes de acordo com seu projeto de vida, no Brasil falta emprego para adultos e jovens, a lei do Menor Aprendiz auxilia jovens que tem sorte em conseguir uma vaga de emprego e certa independência financeira. 


Uma pesquisa apontou que grande parte dos brasileiros em idade dos 19 aos 32 anos que é a idade considerada plena para desenvolvimento profissional encontra-se na economia informal tentando desenvolver atividades de empreendedorismo mas com renda insuficiente, além deste fato também podermos dizer do grande número de crimes passionais nesta faixa etária que pode estar relacionada a falta de um projeto de vida e desespero do jovem. 


No Novo Ensino Médio a Educação é Tecnicinista? 

O novo ensino médio não altera a LDB quanto ao Projeto Pedagógico que é constituído pela Teoria do Construtivismo de Paulo Freire, mas será obrigatório a escolha por um Projeto de Vida a partir do primeiro ano do Ensino Médio, também está prevista em lei auxilio profissional de coordenadores pedagógicos na constituição do Projeto de Vida que deverá refletir no Projeto Pedagógico da escola, permitindo as escolhas das áreas do conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias, Matemáticas e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

O BNCC sugere a criação de possibilidades para que os alunos tenham desenvolvimento pleno de acordo com os seus interesses: laboratórios, oficinas, clubes, observatórios, incubadoras (plataformas digitais e canais de comunicação), núcleo de estudos, núcleos de criação artística (musicalidade, cinema, performance e outros), desta maneira também poderá ser trabalhada as competências específicas de cada área. 

Dentro da realidade brasileira é possível que as escolas de ensino médio ofereçam projetos dentro das áreas de abrangências de suas possibilidades, desta maneira o quadro de professor e projeto pedagógico das escolas que é formado pelos docentes devem atender as expectativas de alunos , os discentes, também é possível atender as expectativas das disciplinas especificas que são da área de interesse por meio da Educação a Distância. 


 


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